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esquema de dimmer estaçao de solda
4 participantes
Página 1 de 1
esquema de dimmer estaçao de solda
amigos alguem ai tem um esquema de dimmer estaçao de ferro de solda boa e que eu comprei umas e nao deu muito certo entao estou querendo montar uma eu mesmo desde ja agradeço ha tensao marcos
marcos eletronico- Usuário Master
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Data de inscrição : 10/05/2013
adailton- VIP
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Data de inscrição : 23/02/2012
Re: esquema de dimmer estaçao de solda
esse esquenta pra cachorro nao tem outro nao que use triac nao
marcos eletronico- Usuário Master
- Mensagens : 2
Pontos : 4029
Data de inscrição : 10/05/2013
Re: esquema de dimmer estaçao de solda
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A queda de tensão entre a entrada e a saída, testado em 110V, mas precisamente 117V na entrada e na saída mínimo de 4,0V e máximo de 114V, ou seja 3V AC a menos, praticamente despresível.
O triac usado é um BTA08 de 600V a 8A fabricante ST, o diac DB3 comum, e o capacitor de 100nF por 400V
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Testes realizados com carga;
-Mini retifica DREMEL.
-Ferro de Solda AFR4001
-Lâmpada de 110V 150W
-Ventilador de teto 175W
-Aquecedor de agua 500W
Ambos testes, não gerou calor no BTA09, para não falar que não apenas no aquecedor de 500 W que deu uma esquentadinha não passando dos 35 graus sem dissipador.
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Na verdade não precisa de tudo o que está ai na foto acima, mas se gosta de incrementar a montagem com tudo que tem direito mãos a obra e não se importe com o custo final.
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Furação e presílha espaçadors no lugar pronta para ser fixada no local fixo aonde será o ponto de controle da lâmpada, ou o que você pense em controlar, salvo, lâmpadas, circuitos e motores que utilizam o clock da rede para funcionarem, de resto a imaginação é por conta de vocês.
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Na próxima estarei mostrando esta unidade montada junto com um transformador isolador 110V/120V que fará parte de outro projeto.
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O dimer é bem clássico, e a passagem de CC é despresível, com a carga, que exatamente o uso da ponte retificadora tem haver com determinados tipos de cargas, que retornam a rede o pico de tensão quando ligado, tipo motores e outros.
O uso de um triac equivalente ao do circuito (BTA08) super baratinho e muito melhor que os BT136 e outros, já que não conseguem o ciclo total de saída tendo uma perda grande de tensão na saída, superior a 20V.
Já foi motivo de muito falatório esse tipo de circuito etc...já falaram mil e uma caracteristicas, e motivos para comprar pronto e tal, agora quero ver alguém reclamar desse.
Devo lembrar que a maioria das cargas abaixo de da metade do valor de tensão de entrada, já não funcionam, criando uma zona morta do inicio até o meio do curssor do potênciomentro, por exemplo os ventiladores, o controle é do meio do cursor ao final, e dá uma resultado muito mas agradável na hora de ajustar do jeito que você queira.
Já nas lâmpadas funciona desde do mínimo ao máximo, porém quase no mínimo já não é usável pois de que adiantara ficar com o filamento vermelho da lâmpada
e no fim do uso deve-se ligar por uma chave geral, pois mesmo que não incandeça o filamento, estes estará a consumir.
No ferro de solda dá para deixar o cursor do potenciometro a 25% do inicio, o que dá algo de uns 15V a 20V mantendo aquecido, e dai para o maximo é coisa de segundos, um exemplo;
-Utilizo o potenciomentro no meio, a potencia do AFR4001 é de 40W, e asim fica algo de uns 20W a 25W que é o ideal para o estanho em pasta, ou o estanho de 1/2mm assim evita-se aqueles residos queimados em volta da solda.
-E quando vou usar o estanho comum, 60/40 é dar um giradinha e esta pronto para o estanho de fusão mais alta.
Uma das vantagens além da citada acima, de adequar a temperatura ao material, é a vida útil das pontas e do corpo do soldador, que agradece, este AFR citado tem já uns 2 anos ou mais, já troquei 4 ponteiras de 1mm dele (uma facada 26,00 mas é de longa duração e tem vida útil de uns 6 meses, msmo utilizando em TVs) é o que mas utilizo na bancada para as montagens e para reparos nos tvs, aonde precise de uma ponta agulha para a soldagem ou resoldagem.
Já para usar como regulador, derrubando uma difereça de valor de entrada e o de saída, pode essa aparecer toda em forma de calor sobre o triac, mas acredito que funcione por exemplo, em um tranformador isolador (não auto-transformador) que seja por exemplo de 110 para 220, aonde possa ser usado com fonte externa para alimentar um tv por exemplo na hora do reparo, assim pode-se ajustar a tensão de entrada, reduzinho a de saída para conforme o uso.
A queda de tensão entre a entrada e a saída, testado em 110V, mas precisamente 117V na entrada e na saída mínimo de 4,0V e máximo de 114V, ou seja 3V AC a menos, praticamente despresível.
O triac usado é um BTA08 de 600V a 8A fabricante ST, o diac DB3 comum, e o capacitor de 100nF por 400V
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Testes realizados com carga;
-Mini retifica DREMEL.
-Ferro de Solda AFR4001
-Lâmpada de 110V 150W
-Ventilador de teto 175W
-Aquecedor de agua 500W
Ambos testes, não gerou calor no BTA09, para não falar que não apenas no aquecedor de 500 W que deu uma esquentadinha não passando dos 35 graus sem dissipador.
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Na verdade não precisa de tudo o que está ai na foto acima, mas se gosta de incrementar a montagem com tudo que tem direito mãos a obra e não se importe com o custo final.
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Furação e presílha espaçadors no lugar pronta para ser fixada no local fixo aonde será o ponto de controle da lâmpada, ou o que você pense em controlar, salvo, lâmpadas, circuitos e motores que utilizam o clock da rede para funcionarem, de resto a imaginação é por conta de vocês.
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Na próxima estarei mostrando esta unidade montada junto com um transformador isolador 110V/120V que fará parte de outro projeto.
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O dimer é bem clássico, e a passagem de CC é despresível, com a carga, que exatamente o uso da ponte retificadora tem haver com determinados tipos de cargas, que retornam a rede o pico de tensão quando ligado, tipo motores e outros.
O uso de um triac equivalente ao do circuito (BTA08) super baratinho e muito melhor que os BT136 e outros, já que não conseguem o ciclo total de saída tendo uma perda grande de tensão na saída, superior a 20V.
Já foi motivo de muito falatório esse tipo de circuito etc...já falaram mil e uma caracteristicas, e motivos para comprar pronto e tal, agora quero ver alguém reclamar desse.
Devo lembrar que a maioria das cargas abaixo de da metade do valor de tensão de entrada, já não funcionam, criando uma zona morta do inicio até o meio do curssor do potênciomentro, por exemplo os ventiladores, o controle é do meio do cursor ao final, e dá uma resultado muito mas agradável na hora de ajustar do jeito que você queira.
Já nas lâmpadas funciona desde do mínimo ao máximo, porém quase no mínimo já não é usável pois de que adiantara ficar com o filamento vermelho da lâmpada
e no fim do uso deve-se ligar por uma chave geral, pois mesmo que não incandeça o filamento, estes estará a consumir.
No ferro de solda dá para deixar o cursor do potenciometro a 25% do inicio, o que dá algo de uns 15V a 20V mantendo aquecido, e dai para o maximo é coisa de segundos, um exemplo;
-Utilizo o potenciomentro no meio, a potencia do AFR4001 é de 40W, e asim fica algo de uns 20W a 25W que é o ideal para o estanho em pasta, ou o estanho de 1/2mm assim evita-se aqueles residos queimados em volta da solda.
-E quando vou usar o estanho comum, 60/40 é dar um giradinha e esta pronto para o estanho de fusão mais alta.
Uma das vantagens além da citada acima, de adequar a temperatura ao material, é a vida útil das pontas e do corpo do soldador, que agradece, este AFR citado tem já uns 2 anos ou mais, já troquei 4 ponteiras de 1mm dele (uma facada 26,00 mas é de longa duração e tem vida útil de uns 6 meses, msmo utilizando em TVs) é o que mas utilizo na bancada para as montagens e para reparos nos tvs, aonde precise de uma ponta agulha para a soldagem ou resoldagem.
Já para usar como regulador, derrubando uma difereça de valor de entrada e o de saída, pode essa aparecer toda em forma de calor sobre o triac, mas acredito que funcione por exemplo, em um tranformador isolador (não auto-transformador) que seja por exemplo de 110 para 220, aonde possa ser usado com fonte externa para alimentar um tv por exemplo na hora do reparo, assim pode-se ajustar a tensão de entrada, reduzinho a de saída para conforme o uso.
adailton- VIP
- Mensagens : 1229
Pontos : 7615
Data de inscrição : 23/02/2012
Re: esquema de dimmer estaçao de solda
Blz Adailton, será q aguenta um liquidificador?, creio q sim, pois se v. fez teste com aquecedor de 500W o liqui acho q consome + ou - essa vatagem. Aqui com a febre da Herba life a mulherada faz shake e dizem q tem q ser veloc. reduzida vou salvar esse esquema. TKS
Fiz o meu dimmer com a parte eltrônica do chuveiro Thermosistem ficou muito bom, esse sim é para grande amperagem
Fiz o meu dimmer com a parte eltrônica do chuveiro Thermosistem ficou muito bom, esse sim é para grande amperagem
Itacir J. Bernardi- Moderador
- Mensagens : 791
Pontos : 5457
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 68
Localização : Erechim - RS
Re: esquema de dimmer estaçao de solda
muito bom gostei disto
Eletrônica Bráz- VIP
- Mensagens : 767
Pontos : 5611
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 56
Localização : Iracemápolis-SP
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